A RÁDIO

Em 1998, ao retornar de viagem feita a São Paulo, Pe. Augusto apresenta um equipamento de Rádio Transmissor adquirido com a intenção de criar e Instalar em Vazante uma Rádio Comunitária. Ao participar de uma reunião na ANCARC, Associação Nacional Católica de Rádios Comunitárias e sendo instruído que o Ministério das Comunicações não estaria mais impedindo o funcionamento das emissoras classificadas como comunitária mesmo sem a devida autorização, coloca imediatamente no ar a Liberdade FM comunitária.

Durante um período de dois anos funcionamos a mesma tocando músicas e transmitindo Missas e eventos religiosos de diversos locais onde estivessem acontecendo-os, sendo que para isso nós levávamos todo o equipamento para o local, até mesmo a antena que era montada em uma simples haste de madeira.

Nesse período a liberdade FM funcionava com voluntários, que dedicava parte de seu tempo para realizar as programações diversas durante todo dia. No mês de abril de 2000, fomes surpreendidas pelo os fiscais da Anatel, que lacraram nosso equipamento impedindo assim o funcionamento.

Em seguida Pe. Augusto resolve entrar com a documentação e legalizar a situação, e foi providenciada junto ao Ministério das Comunicações, e depois de 2 anos recebemos a tão esperada licença de funcionamento. A Primeira diretoria assim formada; José Corrêa Presidente, Vice Presidente José Vitor. 1° Tesoureiro, Nardim Cândido de Leles, 2° Tesoureiro, Severino Mendes da Cruz, 1ª Secretária Ângela Pereira dos Santos e 2ª Secretária, Terezinha Maria Barbosa, Diretor de Patrimônio; Juarez Carvalho de Araújo e Diretor Cultural Maria Lúcia da Silva. O conselho Fiscal foi formado pelas seguintes pessoas: Maria da Glória Vasconcelos, Alaor Souto de Lima, Dionísia Mendes da Costa, Domingos de Pinas Vasconcelos, Eucária Maria Ferreira da Silva e Josué Luzia de Melo.

Durante a coordenação dessa equipe, a Liberdade FM funcionou realmente exercendo o papel de Rádio Comunitária, destacando conforme a lei, o funcionamento com vários voluntários, e apresentando quadros e programas como: esporte, reportagem, transmissão de eventos e Missas. Os primeiros funcionários da emissora após ser legalizada foram: Vinícius Mariano, Eliana Cândida, Luciana Carlles, Rita de Cássia e Estefânia Camila. Permanece ainda na Emissora a Luciana Carlles e José Corrêa, os outros alguns foram substituídos. Essa equipe, conforme reza no estatuto da Liberdade FM, coordenou a mesmo pelo período de dois anos, realizando no final do período a eleição através de voto dos apoiadores e do Clube dos ouvintes, elegendo a nova equipe para comandar a emissora. Assim eleitos e empossados como presidente o Sr.Nardim Cândido de Leles e José Corrêa passou a ser o segundo tesoureiro.